O que você procura?

Museu de Arte Popular Casa do Pontal

Estr. Pontal, 3295, Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro

(21) 2490-4 ...ver telefone.
(21) 2490-4013

Ao ligar, informe ter visto o anúncio no West Guia.

Horários
De terça a domingo, das 9h30 às 17h

Cafeteria
Serve café, bebidas e lanches

Estacionamento
Possui estacionamento próprio com 20 vagas

O Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro, é considerado o maior e mais completo museu de arte popular do país. Seu acervo - resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens por todo o país do designer francês Jacques Van de Beuque - é composto por cerca de 8 mil peças de 200 artistas brasileiros e recobre a produção feita a partir do século XX. A exposição permanente do museu reúne, em 1.500 m² de galerias, obras representativas das diversas culturas rurais e urbanas do Brasil. Exibido de forma temática, o acervo abrange as atividades cotidianas - festivas, imaginárias e religiosas.

O Museu Casa do Pontal está instalado em um sítio de 12.000 m² no Recreio dos Bandeirantes, próximo à Barra da Tijuca, entre o Maciço da Pedra Branca e a Prainha - seus amplos jardins foram especialmente desenhados para promover uma perfeita integração entre a vegetação, as galerias do museu e a reserva ecológica que se estende em torno dele.

Ao conhecer o acervo e o Museu Casa do Pontal, o escritor José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura, intrigou-se com o espaço e declarou: “Como é que um homem, de outra cultura, um dia desembarca aqui, percorre o país, quase ponto por ponto, descobrindo, encontrando, recolhendo, organizando e, depois, instala ali aquelas figuras que são da criatividade popular, tudo com uma expressão tão sólida, tão forte. É tudo realmente um assombro! O que se reuniu na Casa do Pontal é inimaginável! Esse homem que fez essa coleção não era com certeza um turista, era um viajante, aquele que viaja para querer saber, para querer ver. Ele foi capaz de num ato de amor recolher e manter tudo aquilo exposto."

É essa capacidade de criar paixões, que contagiou Jacques Van de Beuque e impressionou José Saramago, que torna a arte popular brasileira encantadora e permanentemente viva. Conhecê-la é conhecer um pouco do Brasil e dos brasileiros. É, ainda, uma fascinante aventura pelos caminhos da diversidade e da imaginação humanas.

Segundo membros do International Council of Museums (ICOM), associado à UNESCO, "o Museu Casa do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira. Também pode ser considerado como um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro".

Desde 1996, a casa desenvolve um Programa Social e Educacional que envolve visitas teatralizadas, exposições itinerantes e formação de educadores e gestores de projetos culturais e sociais. Em 2006, o Museu passou a atuar também como Ponto de Cultura, ampliando a oferta de atividades culturais para o público em geral e, especialmente, para moradores da Zona Oeste. Além disso, oferece programas de atendimento direcionados a turistas nacionais e estrangeiros, como monitoramento e visitas musicais em diferentes idiomas. Em 2008, foram inaugurados novos espaços, incluindo loja, cafeteria com atendimento regular e sala de exposições temporárias.

Para o sucesso de todos esses esforços, foram essenciais as parcerias estabelecidas ano a ano. Hoje, o Museu conta com o patrocínio institucional da Vale do Rio Doce, Petrobras, BNDES e Ministério da Cultura, com apoio institucional da Light e a parceria da UNESCO e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Como chegar

Ônibus:
Algumas linhas passam na região: S-20 e 703

Carro:
Pegar a Avenida das Américas, no sentido Barra-Recreio. Na altura do Recreio Shopping, tomar desvio à direita antes do viaduto, seguindo a sinalização. Dirigir-se até o canal. Chegando ao canal, virar à esquerda, seguindo a sinalização, passando embaixo do viaduto, seguindo a sinalização. Prossiga por 1 km, margeando o canal, até a nova sinalização. Vire então à direita, cruzando a ponte sobre o canal e pegue o viaduto, seguindo a sinalização. Prossiga à direita, novamente, conforme a sinalização. Avance em torno de 2 km pela Estrada do Pontal até chegar ao Museu Casa do Pontal, que se encontrará à sua direita.

Visita teatralizada

Para escolas e entidades sociais, de terça à sexta, sob agendamento

Visitas guiadas

Para grupos em português, inglês e francês. De terça a domingo, sob agendamento

Ingressos

Podem ser comprados na hora. Consulte os preços pelo telefone

Lojinha

Vende publicações especializadas em arte e cultura popular, camisetas e outros produtos feitos com estampas de obras de arte do acervo do museu, e artesanato brasileiro, como cerâmica da região do Vale do Jequitinhonha (MG) e de Alto do Moura/ Caruaru (PE).

Acessibilidade

Os banheiros são adaptados para portadores de necessidades especiais e é possível circular em todo o primeiro andar da exposição permanente, cafeteria e loja. A previsão é de que até 2010 as instalações adaptadas sejam concluídas.
  • Como Chegar?

Estr. Pontal, 3295, Recreio dos Bandeirantes - RJ

Onde você está?

Mapa de Localização

Indique a um amigo!



Deixe seu comentário e avaliação!

Avaliação:

É necessário estar logado no site para comentar neste anúncio. Clique aqui para se logar.

Ainda não é cadastrado? Cadastre-se gratuitamente.

Juliana Cordeiro

Sábado, 14 de maio de 2011 às 21:27

Tive a oportunidade de conhecer na sexta feira dia 13 de Maio de 2011 junto com minha turma de formações de professores , adorei o museu , as peças , os Artistas que nós guiou ... Amei Amei .. pretendo visitar outras vezes ..